quarta-feira, 28 de novembro de 2007

TEMA DE HOJE: "A FOFOCA"


Quando falamos em fofoca, logo nos vem um sorriso de desdém. Na maioria das vezes, desprezamos o assunto e condenamos o tema como sinônimo de superficialidade e futilidade.

No entanto, fofocas já derrubaram chefes de estado, ministros, já aniquilaram vidas inteiras, já abalaram mercados, fecharam empresas, tiraram veículos de linha e acabaram muitas famílias. Aliás, a fofoca é tão antiga que está presente no Gêneses, quando da tentação de Eva pela serpente.


A fofoca conta sempre com um manipulador de um lado e um crédulo do outro.


O manipulador, aquele que “traz” a fofoca, conhece as crenças e valores do crédulo (aquele que recebe) e, com isso, pode influenciá-lo para que colabore com seus projetos pessoais. Coloca-se na posição de intermediador, retém e libera informações, distorcendo fatos a favor da situação que lhe é conveniente.

A fofoca é um mal exemplo que vem de cima. Os filhos aprendem com os pais, assim como os subordinados aprendem com os líderes, quando estes levam em consideração informações que são encaminhadas de forma sorrateira ou às escondidas.


Expressões como “não diga que fui eu que disse” não podem ser aceitas pelo líder. As informações devem ser um instrumento para a resolução de problemas e para o desenvolvimento, por isso devem ser tratadas da maneira mais franca possível. O melhor caminho é chamar as partes envolvidas e verificar as informações com todos. A partir daí, é possível conhecer a realidade de maneira mais abrangente e ao mesmo tempo, educar o grupo para utilizar o diálogo e não a fofoca com meio mais adequado para resolução de conflitos.




"POR ISSO NÃO FOFOQUE DA VIDA ALHEIA! QUE ISSO É UMA COISA FEIA."

Um comentário:

edla disse...

OI mãezinha mais linda do jornalismo. To aqui pra desejar tudoooo de bom a vc e seu bebê. Que ele venha como uma benção, te traga muita alegria, venha com saúde pra enfrentar essa nossa vida. Pense sempre nele antes de qualquer coisa, pois te digo que vale a pena. Um Feliz Natal pra vc, sua familia e que em 2008 seja uma ano cheio de coisas boas pra vc além do nascimento do teu pequeno (ou pequena). Bjoooo